Red Internacional de Desarrollo Económico Local y Comunitario CUSO International Development Research Centre Centro Boliviano de Estudios Multidisciplinarios
       

Inicio

El Concurso y sus resultados

Sistematización de la experiencia

Dossieres temáticos

 
 

Observatorio Social sobre Gobernanza Efectiva y Desarrollo Económico Local

Sistematización de la experiencia

4 Algunos aprendizajes importantes

4.4 Capítulo cuatro: Las herramientas

4.4.1 Prosa Rural - O programa de rádio da EMBRAPA

La Importancia de las herramientas de comunicación va creciendo en la región. No sólo sirven como medio de transferencia de conocimientos y vehículo de innovación, sino sobre todo mecanismos para democratizar el acceso a la información y el conocimiento. El caso de estudio trata de programas de radio, del acceso a las tecnologías producidas por EMBRAPA, para los productores y jóvenes rurales ubicados en las regiones del Nordeste, Norte, Centro Oeste y Vale do Jequitinhonha, consideradas excluidas y donde el hambre y la miseria se acentúan. En estas regiones, tanto limitaciones socio-ambientales como cuestiones de orden político y económico comprometen drásticamente la situación, ya bastante frágil, de la seguridad alimentaria de las poblaciones. El objetivo principal de ese programa es fortalecer a los pequeños productores y la juventud del campo, para las posibilidades reales de construcción de un futuro mejor para la agricultura familiar y de un nuevo proyecto de desarrollo regional.

Em seus 33 anos de existência a Embrapa vem acumulando um expressivo acervo de conhecimentos, muitos dos quais direcionados à Segurança Alimentar do pequeno agricultor, localizado em regiões menos privilegiadas do nosso país. Apesar do grande esforço da empresa na disseminação de seus conhecimentos, é inegável a dificuldade de acesso aos produtos de informação da Embrapa pelos menos privilegiados, como a juventude do campo e o pequeno produtor pobre. Realidade essa consolidada por inúmeros fatores, especialmente pela falta de recursos financeiros e pelo alto índice de analfabetismo da juventude do campo.

Para poder ativar, viabilizar e acelerar a democratização do acesso a informação, por conseguinte, aderir ainda à implantação das propostas do governo com o Programa Fome Zero, a Embrapa decidiu implementar uma ação inédita, utilizando, de forma intensiva, um dos meios de comunicação mais democráticos, que é o Rádio, para potencializar o trabalho de transferência de tecnologia para os pequenos produtores pobres e a juventude do campo, nos lugares mais longínquos e de difícil acesso deste País, apontando para as possibilidades reais de construção de um novo paradigma para a agricultura familiar e um novo projeto de desenvolvimento regional.

Nesse sentido, a Embrapa Informação Tecnológica, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, implantou 01 Programa de Rádio, intitulado "Prosa Rural", orientado para difusão de tecnologias geradas pela Embrapa aos produtores e jovens rurais elencados pelo Programa Fome Zero no Semi-Árido Nordestino, visando estimular a auto estima, resgate da cidadania e sustentabilidade no campo.

O objetivo principal desse programa é fortalecer os pequenos produtores e a juventude do campo, para as possibilidades reais de construção de um futuro melhor para a Agricultura Familiar e de um novo projeto de desenvolvimento regional.

O surpreendente resultado do programa no semi-árido nordestino, manifestado pelo grande interesse das emissoras que o veiculam, levou a sua ampliação para as regiões Norte e Centro Oeste, com temas específicos de cada uma. Ampliado também para o Vale do Jequitinhonha, que apresenta as mesmas características ambientais do semi-árido, sendo distribuído os mesmos programas do nordeste.

O Programa, criado em 2004, é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília, em parceria com as Unidades de Pesquisa da Embrapa do Nordeste, Norte e Centro Oeste, onde concentra uma população carente de 23 milhões de habitantes. De periodicidade semanal com 15 minutos de duração aborda temas definidos por essas Unidades e de real interesse para o homem do campo. Os programas, no total de 48 anuais para cada região, são distribuídos, gratuitamente, em CD MD para 534 emissoras entre comunitárias e comerciais.

O Programa de Rádio Prosa Rural segue o formato de um programa de variedades, com entrevistas, enquetes, radiodramas, músicas, dicas culturais, histórias, receitas, notícias... tudo em linguagem simples, frases curtas e concisas e locução em tom coloquial, feita por um casal de locutores. Dessa forma, procura falar na linguagem do jovem e pequeno produtor familiar da região do Semi-Árido e região norte, público-alvo do programa.

São abordados temas ligados ao desenvolvimento sustentável das regiões, principalmente as pesquisas que têm alguma aplicação prática no dia-a-dia do pequeno produtor rural.

O Prosa Rural apresenta 05 características diferenciadas de um programa comum de rádio:

  • É Científico e tecnológico - leva a pesquisa e a tecnologia aos ouvintes;
  • Educativo - ensina como aplicar as tecnologias nas propriedades rurais, como obter um melhor aproveitamento de materiais que normalmente são descartáveis e, ainda, divulga receitas caseiras para os produtos derivados das tecnologias apresentadas contribuindo para efetivação da cultura alimentar local;
  • Entretenimento - leva a cultura em forma de música, poesia, cordel, trova, radiodrama e humor;
  • Democrático - Abrindo espaço no bloco "fala produtor" para oportunidades de pronunciamentos, críticas, sugestões e questionamentos aos técnicos da Embrapa.
  • É um programa Institucional - divulga o nome da empresa.

4.4 Capítulo 4: Las herramientas orden de lectura 4.4.2 Aplicación de TICs