A AJURGS, é uma Associação de Jovens Rurais do Estado do Rio Grande do Sul. Essa organização foi fundada em 27 de julho de 1999, com o nome de CEJUR (Conselho Estadual de Juventude Rural do Estado do Rio Grande do Sul). Mas, no ano de 2005, por uma necessidade da legislação vigente, passa a denominar-se AJURGS.
A AJURGS tem como objetivo principal o fortalecimento das lideranças que compõem a juventude rural no estado do Rio Grande do Sul, contribuindo sobremaneira para a inclusão destes jovens no espaço público, incorporando sugestões advindas das demandas juvenis, buscando construir políticas de cidadania endereçadas à essa categoria.
A motivação inicial desse empreendimento se baseou no entendimento de que é através do fortalecimento do jovem rural dentro de sua organização que ter-se-á a possibilidade de atender melhor as demandas locais e as oportunidades de crescimento social, ofertadas no seio do meio rural. Estas demandas e oportunidades nem sempre são perceptíveis a quem está em nível superior e longe da realidade vivida por estes jovens. É preciso que eles expressem os seus objetivos e anseios.
Atualmente a AJURGS é formada por 6000 jovens de todo o Estado do Rio Grande do Sul. A partir da composição da associação, a construção de políticas públicas específicas para os jovens, como Programa Primeiro Crédito para a JUVENTUDE RURAL do Rio Grande do Sul.
Programa Primeira Terra para Jovens Rurais do Brasil - Ministério de Desenvolvimento Agrário.
Foi instituído o dia 15 de julho como o dia Estadual do Jovem Rural. Passando a melhorar a infra-estrutura comunitária, a administrar o seu próprio negócio, participar em instâncias de decisões, como os conselhos deliberativos, os serviços de extensão rural oficial do Rio Grande do Sul, Emater-RS-Ascar se reestrutura para contemplar este extrato social.