Red Internacional de Desarrollo Económico Local y Comunitario CUSO International Development Research Centre Centro Boliviano de Estudios Multidisciplinarios
       

Inicio

El Concurso y sus resultados

Sistematización de la experiencia

Dossieres temáticos

 
 

Observatorio Social sobre Gobernanza Efectiva y Desarrollo Económico Local

Sistematización de la experiencia

4 Algunos aprendizajes importantes

4.3 Capítulo tres: La inclusión social en general y la de los jóvenes, y su integración en el desarrollo

4.3.2 Capacitação para o eco-mercado de trabalho em zonas periurbanas: Contribuições do PJ-Mais para a conservação ambiental e a inclusão social

En la búsqueda de una formación integral y de responsabilidad frente a desafíos como la perturbación de los equilibrios ecológicos y la creciente exclusión social en la "Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV)" el programa incorpora a la juventud mediante el programa "Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS)" como el instrumento para promover acciones relacionadas a la preservación y a promover la inclusión social. Los actores y beneficiarios son los jóvenes y adolescentes en situaciones de riesgo. Las políticas publicas no pueden llevarse adelante si no de incorpora en ello la sociedad. El proyecto incorpora como guía de su trabajo el rescate de los valores relacionados con la solidaridad, la autoestima, la ciudadanía, la valorización de la naturaleza, además del fortalecimiento del eco mercado de trabajo y el fomento a inversiones en emprendimientos ambientales y el desarrollo económico local.

As experiências dos jovens do Programa no ecomercado de trabalho, registradas desde o ano 2000, podem ser subdivididas por meio das 4 oficinas que compõem o PJ-MAIS : Produção e manejo agrícola e florestal sustentáveis; Agroindústria artesanal; Consumo, lixo e arte; Turismo sustentável. Além disso, constam também experiências ecoprofissionais em instituições públicas ligadas ao meio ambiente ou ONGs, que têm uma atuação difusa nas diversas temáticas ambientais e são voltadas à sociedade de forma geral. Considera-se oportunidade o exercício pelo jovem da atividade em questão, independente da formalização, tempo e valor pago em função das experiências.

Na área de turismo sustentável, a partir do ano 2000, foram registradas 345 oportunidades. Nesta modalidade de experiências ecoprofissionais destacam-se as atividades de caminhadas em trilhas para estudo do meio, monitoria de visitantes em unidades de conservação, monitoria em áreas naturais ou temáticas de propriedades particulares, atividades de recreação em meios de hospedagem, orientação a turistas em áreas turísticas.

Na modalidade de produção e manejo agrícola e florestal sustentáveis, constam 17 oportunidades vivenciadas pelos educandos, por meio de atividades de recuperação de áreas florestais, como no caso da Fundação Espaço Eco, ONG criada pela Basf, e implantação de hortas orgânicas em escolas.

Na categoria de agroindústria artesanal, são 15 oportunidades. Destaca-se a produção de lanches para trilhas, como complemento da atividade turística, além de oficinas monitoradas sobre alimentos saudáveis e sua produção.

Na modalidade de consumo, lixo e arte, foram registradas 173 oportunidades. Destaca-se a condução de oficinas de reciclagem com públicos diversos, abordando a questão de padrões de consumo, descarte do lixo e sua utilização como matéria-prima para artesanato. Algumas destas oficinas foram solicitadas por empresas como UNILEVER e Grupo Pão de açúcar. Aparecem também os trabalhos encomendados para eventos específicos, como máscaras para Carnaval e cartões de Natal, além da produção de acessórios e enfeites para consumidores finais.

Também foram vivenciadas 9 oportunidades de projetos socioambientais, contemplando atividades de apoio à prefeitura, tanto em órgãos ligados ao meio ambiente como a outros órgãos (ex.: Centro de Juventude, em Santos). Destacam-se também atividades de apoio administrativo e logístico a projetos socioambientais, propostos por ONGs, como no caso da AHPCE, que contratou uma ex-estudante para apoiar projeto ambiental em área de mananciais.

Conforme descrito anteriormente na Seção, xxx, várias foram as oportunidades vivenciadas pelos alunos do PJ-MAIS, pela interação com políticas públicas setoriais. Destaca-se:

  • Atuação de jovens do Núcleo do Educação Ecoprofissional de Santos no Programa "Nossa Praia" (anos 2000 e 2001): atividades de sensibilização de usuários para a questão da limpeza das praias da cidade durante as temporadas de verão e inverno (com remuneração).
  • Intervenções agroflorestais nas comunidades dos núcleos (2006, 2007): parte integrante do plano de trabalho de projeto financiado pelo Banco Mundial (e cuja continuidade se postula nesta proposta), visa a construção de viveiros de produção de mudas nativas, hortas orgânicas comunitárias e áreas de recuperação florestal. Tais atividades, em curso, contemplam amplo envolvimento e participação das comunidades locais (estima-se 1000 pessoas por núcleo) como alunos da rede pública de escolas, entre outros.
  • Festival de Inverno de Paranapiacaba (2004,2005, 2006): cem por cento dos alunos do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Santo André - Paranapiacaba estão envolvidos em atividades do Festival de Inverno naquela vila, em atividades de monitoria turística cultural / ambiental, venda de comestíveis (que incluem ingredientes da horta orgânica local), entre outras atividades, todas geradoras de renda.

Continuidade dos Estudos

Outro incontestável e significativo resultado alcançado pelo PJ-MAIS refere-se à melhoria no desempenho escolar e na motivação e interesse pela continuidade dos estudos, notadamente o ensino superior.

Embora o número de egressos do PJ-MAIS que freqüentaram ou que freqüentam o curso superior não esteja sistematizado, este é um importante reflexo do Programa, inclusive com ex-alunos recebendo bolsas do governo para cursar a graduação e bolsas de fomento à pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica.

A prática transdisciplinar do PJ-MAIS e os projetos de pesquisa

Em uma proposta de aperfeiçoamento das práticas transdisciplinares do PJ-MAIS, em 2006 foi implementada no NEE Horto/Cantareira a Oficina de Iniciação Científica, cujo objetivo final era o desenvolvimento de projetos de pesquisa pelos educandos.


4.3.1 Jovem rural como ator principal para a contrução de um novo modelo rural orden de lectura 4.3.3 Participação social e espaços de gestão pública: A experiência piracicabana