Red Internacional de Desarrollo Económico Local y Comunitario CUSO International Development Research Centre Centro Boliviano de Estudios Multidisciplinarios
       

Inicio

El Concurso y sus resultados

Sistematización de la experiencia

Dossieres temáticos

 
 

Observatorio Social sobre Gobernanza Efectiva y Desarrollo Económico Local

Sistematización de la experiencia

4 Algunos aprendizajes importantes

4.3 Capítulo tres: La inclusión social en general y la de los jóvenes, y su integración en el desarrollo

4.3.1 Jovem rural como ator principal para a construcao de um novo modelo rural

La sistematización de esta experiencia aborda la trayectoria de una organización de jóvenes del estado do Río Grande do Sul durante un período de 7 años de acción colectiva. En ese periodo se llevó a cabo el fortalecimiento de sus organizaciones en el ámbito de su asociación y de la transformación da la realidad de sus comunidades rurales. Nos sitúa en la literatura de los principales autores que tratan el tema juventud rural en Brasil y en América Latina, y en las discusiones sobre o tema. La experiencia aborda los aspectos más importantes como son los proyectos de generación de ingresos y la formación de liderazgos que desencadenan un inicio significativo del proceso de inclusión de los jóvenes y el desarrollo de las comunidades rurales.

A AJURGS, é uma Associação de Jovens Rurais do Estado do Rio Grande do Sul. Essa organização foi fundada em 27 de julho de 1999, com o nome de CEJUR (Conselho Estadual de Juventude Rural do Estado do Rio Grande do Sul). Mas, no ano de 2005, por uma necessidade da legislação vigente, passa a denominar-se AJURGS.

A AJURGS tem como objetivo principal o fortalecimento das lideranças que compõem a juventude rural no estado do Rio Grande do Sul, contribuindo sobremaneira para a inclusão destes jovens no espaço público, incorporando sugestões advindas das demandas juvenis, buscando construir políticas de cidadania endereçadas à essa categoria.

A motivação inicial desse empreendimento se baseou no entendimento de que é através do fortalecimento do jovem rural dentro de sua organização que ter-se-á a possibilidade de atender melhor as demandas locais e as oportunidades de crescimento social, ofertadas no seio do meio rural. Estas demandas e oportunidades nem sempre são perceptíveis a quem está em nível superior e longe da realidade vivida por estes jovens. É preciso que eles expressem os seus objetivos e anseios.

Atualmente a AJURGS é formada por 6000 jovens de todo o Estado do Rio Grande do Sul. A partir da composição da associação, a construção de políticas públicas específicas para os jovens, como Programa Primeiro Crédito para a JUVENTUDE RURAL do Rio Grande do Sul.

Programa Primeira Terra para Jovens Rurais do Brasil - Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Foi instituído o dia 15 de julho como o dia Estadual do Jovem Rural. Passando a melhorar a infra-estrutura comunitária, a administrar o seu próprio negócio, participar em instâncias de decisões, como os conselhos deliberativos, os serviços de extensão rural oficial do Rio Grande do Sul, Emater-RS-Ascar se reestrutura para contemplar este extrato social.


4.3 Capítulo tres: La inclusión social en general y la de los jóvenes, y su integración en el desarrollo orden de lectura 4.3.2 Capacitação para o eco-mercado de trabalho em zonas periurbanas: Contribuições do PJ-Mais para a conservação ambiental e a inclusão social