Red Internacional de Desarrollo Económico Local y Comunitario CUSO International Development Research Centre Centro Boliviano de Estudios Multidisciplinarios
       

Inicio

El Concurso y sus resultados

Sistematización de la experiencia

Dossieres temáticos

 
 

Observatorio Social sobre Gobernanza Efectiva y Desarrollo Económico Local

Sistematización de la experiencia

4 Algunos aprendizajes importantes

4.2 Capítulo dos: El tema del desarrollo territorial

4.2.2 Redes sócio-técnicas e agricultura sertaneja

La experiencia que cuenta con más de 20 años en el Norte de Minas Gerais muestra un espacio de reposicionamiento socioeconómico e cultural de grupos de agricultores e agricultoras del "sertão norte mineiro". El proceso de creación de la Cooperativa Agroextractiva Grande Sertão, a partir de 2003, y la accesoria para a su consolidación se constituye en un ejemplo de instrumento para la materialización de estrategias de acompañamiento sociotécnico centradas la relación "Agricultor & Agricultor", vía grupos de agricultores e agricultoras insertos en redes y en las dinámicas territoriales. Gestión de territorios a través de redes sócio-técnicas" que fueron creadas por entidades y actores.

"O observador participante coleta dados a través de sua participação na vida cotidiana do grupo ou organização que se esuda. Ele observa as pessoas que está estudando para ver as situações com que se deparam normalmente e como se comportam diante delas. Entabula conversação com alguns ou com todos os participantes desta situação e descobre as interpretações que eles têm sobre os acontecimentos que observou"

REDES SÓCIO-TÉCNICAS E AGRICULTURA SERTANEJA: NOVOS ENFOQUES EM PROGRAMA DE ATER

Montes Claros / MG BRASIL

Carlos Alberto Dayrell y Solange Monteiro de Souza

A partir de 2004 a entidade foi contemplada com um programa de financiamento do Governo Federal inserindo-se na recém elaborada Política Nacional de ATER que tem a agroecologia e a utilização de metodologias participativas como eixos orientadores de ação para uma nova e universal ATER. No entanto, sabemos dos grandes desafios para que os diferentes agentes de ATER pública incorporem efetivamente estas novas orientações em suas ações cotidianas.

Esta sistematização é uma reflexão sobre os processos de assessoria sócio-técnica desenvolvidos pela entidade, buscando descrever e analisar os fatores de contexto e suas influências sobre a experiência em desenvolvimento. Pretendemos também fornecer subsídios e referências para o debate em torno da construção de uma diferenciada política pública de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil. Usamos como referência na construção desta reflexão o documento intitulado "Sistematização da Experiência do CAA/NM: Gestão de territórios em redes sócio-técnicas" que foi produzido pela entidade e coordenado pelos autores em abril de 2006.

Analisamos como foi o processo de incorporação pelo CAA da estratégia metodológica que tem na relação agricultor&agricultor um dos elementos atuais mais fortes de sua atuação em programas comprometidos com a re-inserção econômica, social e cultural das populações sertanejas no cenário regional e nacional. Chamado a contribuir com a Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão com um programa de "ATER", o CAA foi buscar na sua estratégia de acompanhamento e assessoria que teve suas origens em 1994 quando foi desenvolvido o Programa de Formação de Jovens, depois designado Programa de Formação de Monitores, inspirado na perspectiva metodológica da relação Agricultor & Agricultor. Esta experiência de agricultores como educadores, como protagonistas em um programa de assessoria técnica, foi aprimorada durante a execução de um programa de gestão ambiental executado no vale do rio Mosquito tendo o STR de Porteirinha como parceiro (2000/2003).

Com a incorporação dos agricultores como mobilizadores eles cumprem o papel de articular a produção dos locais com a cooperativa, atuando como educadores nos núcleos territoriais, animando uma rede sócio-técnica em torno do agroextrativismo.

Na construção desta sistematização realizamos reuniões com o CAA/NM discutindo com a equipe, coordenação da entidade e diretores da Cooperativa Grande Sertão, a importância e a forma de sua execução. A seguir realizamos incursões junto a alguns dos articuladores locais utilizando a técnica da observação participante com o objetivo de se levantar o contexto de suas atividades.


4.2.1 El rol de la facilitación profesional orden de lectura 4.2.3 Asistencia técnica integral a productores agropecuarios